Now showing items 1-11 of 11

    • 'Aquele negrão me chamou de leitão' : representações e práticas corporais de embelezamento na educação infantil 

      Guizzo, Bianca Salazar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011)
      Na sociedade brasileira atual, questões relacionadas à aparência e à imagem do corpo são reconhecidas como elementos centrais nos processos de constituição de identidades desde a infância. Esta tese tem como questão central ...
    • Calidad de la amistad en niños de 8 a 10 años de una institución pública 

      Argumedo Bustinza, Doris; Albornoz Álvarez, Carla (Pontificia Universidad Católica del Perú, 2006)
      El estudio evalúa las relaciones de amistad en niños institucionalizados en términos de su calidad y reciprocidad. Los participantes fueron 33 niños institucionalizados de ambos sexos entre 8 y 10 años. El grupo control ...
    • Cuidado e sustentação da vida : a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras 

      Feitosa, Débora Alves (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005)
      Esta Tese se propôs descrever o Cotidiano de um galpão de separação de resíduos sólidos urbanos, apresentando as ações e as relações entre os sujeitos, compreendidas como atitudes de Cuidado. A investigação foi desenvolvida ...
    • Docência artista : arte, estética de si e subjetividades femininas 

      Loponte, Luciana Gruppelli (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005)
      Partindo do pressuposto de que a formação docente em arte (de professoras de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) é bastante precária, e que as relações de gênero estão implicadas na definição do discurso sobre ...
    • Educação corporal de atletas da ginástica artística 

      Pilotto, Fatima Maria (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010)
      A pesquisa trata do tema da educação corporal de atletas da ginástica artística. A temática foi investigada através do acompanhamento da rotina de treinamento de atletas da ginástica artística do Grêmio Náutico União (GNU) ...
    • Elementos del concepto de intimidación entre iguales que comparten protagonistas y estudiosos del fenómeno 

      Barragán Ledesma, Laura Ernestina; Valadez Figueroa, Isabel de la A.; Garza Aguilar, Héctor René; Barragán Amador, Alicia Lineth; Lozano de la Cruz, Amhed Joshua; Pizarro Villalobos, Héctor; Martínez Trujillo, Bertha Dolores (Consejo Mexicano de Investigación Educativa, A.C., 2010)
      El objetivo de esta investigación fue explorar elementos del concepto de intimidación entre iguales que comparten los protagonistas del fenómeno con los estudiosos del tema. Se centra en el paradigma cualitativo, donde se ...
    • Herramientas para la gestión de emociones desde el autocuidado y la comunicación 

      Perú. Ministerio de Educación (PEMinisterio de Educación, 2020)
      Para poder atravesar, de la mejor manera, la situación actual y los procesos de adaptación que todas y todos estamos vivenciando debido a la pandemia, necesitamos generar espacios de autocuidado y atención a nuestras ...
    • "Histórias de amor para sempre, histórias de amor para nunca mais..." : o amor romântico na literatura infantil 

      Pires, Suyan Maria Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009)
      Esta tese de doutorado, que toma como referência central as teorizações desenvolvidas no âmbito dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, busca investigar como são representadas as relações amorosas românticas presentes ...
    • Narrativas de si : o olhar feminino nas Histórias de Trabalho 

      Scholze, Lia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005)
      No disponible
    • Reflexiones sobre convivencia escolar : de las políticas públicas al salón de clases 

      Ochoa Cervantes, Azucena de la Concepción, coord.; Salinas de la Vega, José Juan, coord.; Pascualetto, Graciela Susana; Bazdresch Parada, Miguel; Ascorra Costa, Paula; López Leiva, Verónica; Morales, Macarena; Reymer Morales, Angela María; Chaparro Caso López, Alicia Aleli; Aguilera García, María Antonieta; Chávez Romo, María Concepción; Ochoa Cervantes, Azucena de la Concepción; Arias Castañeda, Eduardo; Cervantes Tapia, Dalid; Gollás Núñez, Itzia Yunuén (Universidad Autónoma de Querétaro, 2018)
      La Universidad Autónoma de Querétaro a través de la Facultad de Psicología, el Observatorio de la Convivencia Escolar y la Maestría en Educación para la Ciudadanía; la Secretaría de Educación del Estado de Querétaro, a ...
    • Respuestas del Sector de Educación frente al Bullying homofóbico 

      OREALC. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (Acoso escolarUNESCO, 2013)
      El bullying o matonaje escolar homofóbico es un problema universal. Implica la violación de los derechos de estudiantes y docentes e impide nuestra capacidad colectiva para obtener una Educación de Calidad para Todos. Sin ...