dc.description.abstract | Esta tese analisa o discurso da Escola Cidadã, tal como sancionado nos Cadernos Pedagógicos publicados pela Prefeitura Municipal de Educação de Porto Alegre [POA/SMED, 1995b, 1996c, 2000b]. Para tanto, faz uso das ferramentas operatórias da produção de Michel Foucault, na tentativa de proceder a uma crítica genealógica por meio de uma análise de discurso. A prática discursiva da Escola Cidadã, ao responder às questões centrais do campo educacional – que se referem ao conteúdo a ser ensinado, à forma como isso deve ser feito e ao tipo de sujeito que aspira formar –, articula a tríade poder-saber-sujeito, enunciando e dando visibilidade à verdade pedagógica do tempo presente. É por esse motivo que o presente trabalho analisa a forma pela qual tal prática discursiva torna visível e enunciável determinadas forças de poder, ao demarcar relações e posições sociais; um certo discurso de verdade, na forma pela qual estabelece assertivas verdadeiras; algumas modalidades de subjetividade, ao fazer proposições educativas para diferentes sujeitos; e específicas formas de saber, por meio de conhecimentos pedagógicos destinados a resolver urgências educacionais. Nesta trajetória, considerando-se que o trabalho do intelectual específico consiste numa forma de luta em relação ao poder de verdade de um discurso, a tentativa foi a de problematizar os perigos de sujeição à verdade cidadã. Esta tese sugere, ao finalizar, que se trata de uma luta própria à tarefa crítica do pensamento, o qual fornece condições de resistência às formas de sujeição, dobrando a força da verdade e fazendo experimentar novas formas de ser sujeito.
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Esta tesis analiza el discurso de la Escuela Ciudadana, tal como sancionado en los Cuadernos Pedagógicos publicados por la Secretaría de Educación de la Municipalidad de Porto Alegre [POA/SMED, 1995b, 1996c, 2000b]. Para ello, hace uso de las herramientas operatorias de la producción de Michel Foucault, en el intento de proceder a una crítica genealógica por medio de un análisis de discurso. La práctica discursiva de la Escuela Ciudadana, al responder a las cuestiones centrales del campo educacional – que se refieren al contenido que debe ser enseñado, a la forma como eso debe hacerse y al tipo de sujeto que aspira formar –, articula la triade poder-saber-sujeto, enunciando y dando visibilidad a la verdad pedagógica del tiempo presente. Es por ese motivo que el presente trabajo analiza la forma por la cual tal práctica discursiva torna visible y enunciable determinadas fuerzas de poder, al demarcar relaciones y posiciones sociales; un cierto discurso de verdad, en la forma por la cual establece asertivas verdaderas; algunas modalidades de subjetividad, al hacer proposiciones educativas para diferentes sujetos; y específicas formas de saber, por medio de conocimientos pedagógicos destinados a resolver urgencias educacionales. En esta trayectoria, considerándose que el trabajo del intelectual específico consiste en una forma de lucha en relación al poder de verdad de un discurso, el intento fue el de problematizar los peligros de sujeción a la verdad ciudadana. Esta tesis sugiere, al finalizar, que se trata de una lucha propia a la tarea crítica del pensamiento, el cual ofrece condiciones de resistencia a las formas de sujeción, curvando la fuerza de la verdad y haciendo experimentar nuevas formas de ser sujeto. | en_US |