Now showing items 777-796 of 9615

    • Aruskipawinaka 3, Yatiwinakasa turkasipxañani. Tercer grado - Ciclo Intermedio, texto de Comunicación 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Básica Alternativa; Mamani Condori, Julián (PEMinisterio de Educación, 2020-07)
      Texto para estudiantes del 3er grado del ciclo intermedio. Propone conocimientos del área de Comunicación organizadas en cuatro unidades bajo los enfoques transversales del currículo, además contiene en cada unidad un ...
    • Aruskipawinaka 3. Texto de Comunicación del 3° Secundaria - Aimara 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Intercultural Bilingüe; Mamani Mamani, Alan Ever (PEMinisterio de Educación, 2023-10)
      Texto de comunicación en aimara para tercer grado de secundaria EIB.
    • Aruskipawinaka 4 - secundaria : cuaderno de Comunicación 4° de Secundaria - Aimara 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Intercultural Bilingüe; Cheje Añamuro, Rolando; Mamani Mamani, Alan Ever (PEMinisterio de Educación, 2021-08)
      Los cuadernos de trabajo de Comunicación elaborados para el nivel secundaria tienen el propósito de desarrollar las competencias comunicativas en la lengua originaria, fortalecer la identidad con su lengua y pueblo, además ...
    • Aruskipawinaka 4 : cuaderno de trabajo - Comunicación 4 - Aimara 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Intercultural Bilingüe; López Mamani, Federico (PEMinisterio de Educación, 2021-09)
      Contiene actividades que apoyan el desarrollo de competencias del área de Comunicación a partir de situaciones de aprendizaje vinculados a las actividades del calendario socio-productivo de la comunidad, usando la lengua ...
    • Aruskipawinaka 4. Texto de Comunicación del 4° Secundaria - Aimara 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Intercultural Bilingüe; Escobar Lupaca, José (PEMinisterio de Educación, 2023-10)
      Texto de comunicación en aimara para cuarto grado de secundaria EIB.
    • Aruskipawinaka 5 - secundaria : cuaderno de trabajo - Comunicación 5° - Aimara 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Intercultural Bilingüe; Rosas Cerezo, Gabriela (PEMinisterio de Educación, 2021-09)
      Los cuadernos de trabajo de Comunicación elaborados para el nivel secundaria tienen el propósito de desarrollar las competencias comunicativas en la lengua originaria, fortalecer la identidad con su lengua y pueblo, además ...
    • Aruskipawinaka 5 : cuaderno de trabajo - Comunicación 5 - Aimara 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Intercultural Bilingüe; Mamani Borda, Marithza (PEMinisterio de Educación, 2021-09)
      Contiene actividades que apoyan el desarrollo de competencias del área de Comunicación a partir de situaciones de aprendizaje vinculados a las actividades del calendario socio-productivo de la comunidad, usando la lengua ...
    • Aruskipawinaka 5. Texto de Comunicación del 5° Secundaria - Aimara 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Intercultural Bilingüe; Huichi Fernández, Ernesto (PEMinisterio de Educación, 2023-10)
      Texto de comunicación en aimara para quinto grado de secundaria EIB.
    • Aruskipawinaka 6 : cuaderno de trabajo - Comunicación 6 - Aimara 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural. Dirección de Educación Intercultural Bilingüe; Escobar Lupaca, José (PEMinisterio de Educación, 2021-09)
      Contiene actividades que apoyan el desarrollo de competencias del área de Comunicación a partir de situaciones de aprendizaje vinculados a las actividades del calendario socio-productivo de la comunidad, usando la lengua ...
    • Aruskipawinaka, 1ri: chikpachaki yatiqapxañani 

      Perú. Ministerio de Educación. Dirección General de Educación Básica Alternativa, Intercultural Bilingüe y de Servicios Educativos en el Ámbito Rural (Ministerio de Educación, 2014)
      Contiene actividades que apoyan el desarrollo de competencias del área de comunicación en los estudiantes del nivel primario a partir de situaciones de aprendizaje vinculados a las actividades del calendario socio-productivo ...
    • As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial 

      Gomes, João Carlos Amilibia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012)
      No presente trabalho analiso apostilas de História – Ensino Médio, produzidas e comercializadas em kits de produtos e serviços dos sistemas de ensino Positivo e SER, as quais circularam em escolas conveniadas a esses ...
    • As características do educador : uma leitura nietzschiana à luz de "Schopenhaeur como educador" 

      Danelon, Márcio (Universidade Estadual de Campinas, 2012)
      Leitura da obra Schopenhauer como educador em que se buscam alguns elementos para a reflexão em torno das características do professor de filosofia e do sentido do ensino de filosofia. Toma-se como tarefa do filósofo ...
    • As configurações das infâncias na periferia urbana : crianças, educação e processos culturais 

      Costa, Marcia Rosa da (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008)
      A tese tem como objetivo central analisar a produção de significados que as crianças constroem quando pensam as suas infâncias, principalmente atravessadas pelos processos culturais que configuram suas vidas na periferia ...
    • As crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos e o governamento da infância 

      Mota, Maria Renata Alonso (Educación ciudadanaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010)
      Esta Tese tem o objetivo de discutir como o Ensino Fundamental de nove anos está inserido em práticas de governamento da infância e, ainda, como essas práticas possibilitam um outro lugar escolar para as crianças de seis ...
    • As Doenças Sexualmente Transmissíveis em livros didáticos de biologia: aportes para o ensino de ciências 

      Ribeiro De Cicco, Roberta; Portes Vargas, Eliane (Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2012)
      Propuestas de enseñanza que valoren los aspectos sociales y subjetivos de diversos temas, antes restringidos a la transmisión de los contenidos, ganaron destaque en el plan de estudios a través de la asignatura de ciencias. ...
    • As Ginásticas de condicionamento físico e o atual currículo de educação física do estado de São Paulo : caminhos possíveis 

      Oliveira, Everton Luiz (Universidade de Uberaba, 2013)
      O presente estudo objetiva resgatar e refletir sobre fatos históricos ligados às Ginásticas apresentando o desenvolvimento de uma situação de ensino-aprendizagem relacionada a conteúdos gímnicos da cultura de movimento que ...
    • As instituições especializadas e o movimento da inclusão escolar: intenções e práticas 

      Neres, Celi Corrêa (Universidade de São Paulo, 2010)
      Esta Tese elegeu como tema de investigação as intenções e práticas das instituições especializadas frente ao movimento de inclusão escolar. Assim, a presente pesquisa dedicouse a examinar as práticas educacionais que visam ...
    • As linhas e as entrelinhas: um estudo das questões de língua espanhola no ENEM 

      Kanashiro, Daniela Sayuri Kawamoto (Universidade de São Paulo, 2012)
      Considerando a valorização da língua espanhola no contexto educacional brasileiro nos últimos anos, seja por meio da publicação da Lei 11.161/2005 e dos documentos oficiais, seja pela inserção de questões desse idioma no ...
    • As novas propostas curriculares e a prática pedagógica 

      Tura, Maria De Lourdes Rangel (Fundação Carlos Chagas, 2012)
      O artigo focaliza propostas curriculares em processo de implantação em uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro, à luz das novas políticas curriculares que transitam nos contextos mais amplos do campo ...
    • As políticas educacionais hegemônicas na industrialização tardia do Paraná: a proposta de Erasmo Pilloto, matrizes, alcances e contradições 

      Nogueira, Adálcia Canedo da Silva (Universidade Estadual de Campinas, 2011)
      As políticas educacionais materializam as ideias dominantes de uma determinada época e tempo histórico, no campo da Educação. A tradição educacional e pedagógica denominada Educação ou Escola Nova, em sua implementação ou ...